Foto: Cachoeira no Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros

Translate

sábado, 24 de abril de 2010

O “J” de Jaci

A escola, os burburinhos dos alunos nos corredores
A chegada e a saída.

O barulho dos pés no chão, a correria
Na entrada e saídas das aulas...

Quanta pressa!!!
Nas carteiras, nas salas muitos pés,
quantos pés?

Quantas carteiras e cadeiras sobre o chão?

O piso da escola é permanente?


A esta pergunta, aparentemente sem sentido
Sob nossos pés observamos com olhar de matemáticos...
O Piso.
Piso indo embora, após 40 anos
A nos amparar dia após dia nas salas e biblioteca

Maravilhosos mosaicos a enfeitar nosso caminhar


Desconstruído e reconstruído, com novo piso
Porém, imortalizados em muitas fotos em sua antiga forma de J de Jaci

Nos celulares dos alunos do 6º ano B
Anfiteatro, direção, cozinha, pátio, salas de aula,

Corredores, entrada da escola, secretaria e banheiros.

Agora o J de Jaci é documento histórico.

Alunos atentos confortavelmente sentados a ouvir histórias

Da professora Vera sobre sua querida escola EMEF Vicente Ráo.

Construída em companhia de mais três
Elegantemente adornadas com o “J” de Jaci:
Raul Pila, Humberto Castelo Branco e João Alves dos Santos.

Jaci, a Secretaria da Educação dos idos de 1975
Imortalizou seu “J” no desenho da pavimentação

Cantos com pisos dissonantes, irregulares

Cantos com cores alternadas e cantos com maravilhosos mosaicos

A geometria reproduzida por alunos ao ranger do encaixe da madeira


Agora outros mosaicos

Criação multicolorida em folhas de caderno

Ângulos e encaixes a disparar desejos de aprendizados e sonhos.

A lousa tela do aluno/artista a receber formas e cores
Inusitado instante imortalizado na memória viva, imagens...
Corpos marcados/linguagens.....

Outros alunos virão......

Cláudia Gisele Zaparoli Latarini e Maria Aparecida da Silva Damin

Fotografia:
Cláudia Gisele Zaparoli Latarini e o desenho de seu aluno
Poesia criada durante o Curso de Especialização: A Pesquisa e a Tecnologia na Formação docente, FE/UNICAMP, 2009.


Nenhum comentário:

Postar um comentário